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[PROF] Curso de Aperfeiçoamento Ortográfico

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Bodesu

Bodesu
Lendário

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dasdas

PSP escreveu:
[PROF] Curso de Aperfeiçoamento Ortográfico 85Nd4dz
POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
Curso de Aperfeiçoamento Ortográfico




Indicações:








I. INTRODUÇÃO

Saudações, Sargento. Eu sou o(a) professor(a) Convidado e estarei te aplicando o Curso de Aperfeiçoamento Ortográfico
com a finalidade de melhorar sua ortografia na instituição.
Durante a aula, deve se manter em silêncio, e fale só quando for ordenado.
Qualquer dúvida, acene. Podemos começar?

[Aguarde o(s) aluno(s) responder(rem) para prosseguir com o curso]

II. A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

A língua portuguesa é muito mais do que gravar regras e/ou macetes. Ela existe para os indivíduos
se comunicarem e escreverem de forma correta. Agora, eu irei ajudar para que possa interpretar
e/ou ser interpretado de melhor forma possível, posteriormente, não ter nenhumas dúvidas
do que está sendo falado no ambiente profissional que se encontra. É fundamental ressaltar que
isso pode influenciar também na sua vida pessoal. Não há irrefutabilidade da questão que ganhe
mais visibilidade do que resto dos policiais, quando escreve perfeitamente, consequentemente,
sendo um dos melhores na instituição. Alguma dúvida por aqui?

[Aguarde o(s) aluno(s) responder(rem) para prosseguir com o curso]

III. FLEXÃO DE NÚMERO DOS SUBSTANTIVOS
O singular, que indica um ser ou um grupo de seres, já o plural, indica mais de um ser ou grupo de
seres. Segue a lista das regras para a utilização da pluralidade:
• Os substantivos terminados em vogal, ditongo oral e n fazem o plural pelo acréscimo de s.
Por exemplo: pai - pais, ímã - ímãs. Exceção: cânon - cânones.
• Os substantivos terminados em m fazem o plural em ns. Por exemplo: homem - homens.
• Os substantivos terminados em r e z fazem o plural pelo acréscimo de es. Por exemplo:
revólver - revólveres e raiz - raízes.
• Os substantivos terminados em al, el, ol, ul flexionam-se no plural, trocando o l por is.
Por exemplo: quintal -  quintais, caracol - caracóis e hotel - hotéis. Exceções: mal e
males, cônsul e cônsules.
• Os substantivos terminados em il fazem o plural de duas maneiras:
- quando oxítonos, em is. Por exemplo: canil - canis.
- quando paroxítonos, em eis. Por exemplo: míssil - mísseis.
• Os substantivos terminados em s fazem o plural de duas maneiras:
- quando monossilábicos ou oxítonos, mediante o acréscimo de es.
Por exemplo: ás - ases / retrós - retroses.
- quando paroxítonos ou proparoxítonos, ficam invariáveis.
Por exemplo: o lápis - os lápis / o ônibus - os ônibus.
• Os substantivos terminados em ão fazem o plural de três maneiras:
- substituindo o -ão por -ões. Por exemplo: ação - ações.
- substituindo o -ão por -ães. Por exemplo: cão - cães.
- substituindo o -ão por -ãos. Por exemplo: grão - grãos.
• Os substantivos terminados em x ficam invariáveis. Por exemplo: o látex - os látex.
Alguma dúvida por aqui?

[Aguarde o(s) aluno(s) responder(rem) para prosseguir com o curso]

IV. SINAIS DE PONTUAÇÃO
Os sinais de pontuação são recursos gráficos próprios da linguagem escrita. Embora não
consigam reproduzir toda a riqueza melódica da linguagem oral, eles estruturam os textos
e procuram estabelecer as pausas e as entonações da fala. A vírgula ( , ) indica uma pausa
pequena, deixando a voz em suspenso à espera da continuação do período. O ponto e
vírgula ( ; ) indica uma pausa maior que a vírgula e menor que o ponto, capaz de assinalar
que o período não terminou. O uso de dois-pontos ( : ) marca uma sensível suspensão da voz
numa frase não concluída. O ponto final ( . ) representa a pausa máxima da voz. O ponto de
interrogação ( ? ) é usado ao final de qualquer interrogação direta, ainda que a pergunta não exija
resposta. O ponto de exclamação ( ! ) é utilizado após as interjeições, frases exclamativas e impera
-tivas. Pode exprimir surpresa, espanto, susto, indignação, piedade, ordem, súplica, etc. Dúvidas?

Código Apostila:

[Aguarde o(s) aluno(s) responder(rem) para prosseguir com o curso]

V. EXAME TEÓRICO

Para analisar se você absorveu suficientemente o curso, farei pergunta para isso.
Caso erre três (03) perguntas, será reprovado(a).

Caso haja mais de um aluno, mande-os sussurrarem com você.
Nas questões subjetivas, o(a) aluno(a) não precisa responder igual, porém deve ter o mesmo sentido.
Se porventura, o(a) aluno(a) errar alguma pergunta, você deve explicar sobre o conteúdo abordado da pergunta sem dar a resposta.

1. Qual a importância do saber da língua portuguesa?
R: Se comunicar, escrever corretamente e interpretar e/ou ser interpretado para não haver dúvidas.

2. Diga a alternativa em que o plural está INCORRETO:
a) velozeis b) leões c) plantões d) vapores.
R: A.

3. O plural das palavras abaixo está CORRETO em qual alternativa:
a) melão – melãos b) capitão – capitões c) quartel – quartéis d) farol – faroles.
R: C.

4. Indique a opção que apresenta ERROS de pontuação.
a) Você quer vir comigo ao parque?
b) Pare imediatamente com isso!
c) Quem sabe, um dia, você não aprende?
d) O estudante levava, o pão, na mochila.
R: D.

5 Quanto à pontuação, analise os itens abaixo:
I. Quando ele veio para casa, ela ainda estava no trabalho.
II. Quero uma dúzia de ovos, duas barras de chocolate dois leites e um pacote de biscoito.
A) Os itens I e II estão corretos. B) Somente o item I está correto.
C) Somente o item II está correto. D) Os itens I e II estão incorretos.
R: B

AOS APROVADOS
Oba! Você foi aprovado no Curso de Aperfeiçoamento Ortográfico! Adicione [CAO] na sua missão.
Aguarde um momento que irei postar o seu curso.

AOS REPROVADOS
Infelizmente, mas você foi reprovado(a) no Curso de Aprimoramento Ortográfico. Não se preocupe, poderá
fazê-lo novamente. Caso tenha alguma dúvida, pode retirá-la comigo ou com qualquer outro professor.

https://arquivospsp.forumeiros.com

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