PSP ®
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
PSP ®


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Apostila: Oficiais - Tenentes recém-promovidos

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Bodesu

Bodesu
Lendário

adsads
dasdas

Apostila: Oficiais - Tenentes recém-promovidos PIpYX3T
POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
APOSTILA: OFICIAIS

Apostila: Oficiais - Tenentes recém-promovidos Linha-10_orig

Índice:

I - Apresentação da apostila

Olá, militar! Se você acessou essa apostila significa que deseja aprender mais sobre o Corpo de Oficiais da PSP. Nesta apostila, iremos abordar alguns assuntos, sendo eles: principais características de um oficial; como se adaptar ao Corpo de Oficiais; como ter uma carreira de sucesso no topo da hierarquia e como fazer a sua função corretamente dentro do corpo.

Entenda que o oficialato é um corpo onde querem o seu MÁXIMO, ou seja, tem uma lógica interna, uma estrutura base. Se você conseguir oferecer aos superiores o que eles procuram, não haverá problemas em sua carreira.

II - Principais características

Um oficial se diferencia de um praça principalmente pelas características que detém, não são poucas, mas é claro que conseguimos observar isso de ''cara'' em um oficial, em seu serviço no batalhão, em seus grupos de tarefas, até em uma simples conversa conseguimos observar se o policial possuí ou não tais características, irei listar algumas logo abaixo:

✓ Rigidez:

Ser rígido não é pagar de carrasco e ficar apenas xingando e ficar dando ordens. Um militar rígido é aquele que está sempre com seus subordinados e cobrando ao máximo, sabendo o limite de seu subalterno e cobrando até o limite. Quando um militar é rígido, ele demonstra que deseja a excelência de um certo policial e é de extrema importância que todos os oficiais tenham essa característica. Podemos dizer que um rígido é um intolerante quando se trata a erros bobos cometidos pelos inferiores e o mesmo faz questão de corrigir para que não aconteça novamente.

✓ Imparcialidade:

Ser imparcial é algo muito simples, é saber julgar de forma neutra e justa, não favorecendo nenhum lado e sempre escutando as duas partes da história.

✓ Pulso firme:

Pulso firme é não ter medo em suas atitudes e passar aos subordinados que você sabe que a melhor solução em certo momento é o que está pedindo, ter fé em sua palavra e decisão tomada.

✓ Liderança:

Lembre-se que um excelente líder é aquele que consegue organizar e chegar ao êxito o que pede aos subordinados. Um bom líder é ATIVO, não é PASSIVO e fica esperando tudo acontecer naturalmente. Geralmente os melhores líderes são aqueles que estão sempre ordenando de forma consciente e sem medo do que está fazendo.

Pontos positivos para um bom líder:

- Resolver problemas;
- Ser responsável com a equipe;
- Saber usar a influência que possui de maneira positiva;
- Criar positividade ao ambiente;
- Ser bom conselheiro e saber ouvir opiniões;
- Boa visão administrativa e capacidade de gestão.

✓ Auxílio aos subordinados:

O auxílio aos subordinados é algo que você precisa focar como oficial, fique próximo deles, lembre-se que levar à SA e conversar por 10 minutos não é um auxílio e sim apenas uma conversa, auxiliar é prestar atenção, tirar dúvidas e ajudar o policial em suas dificuldades, tente realizar acompanhamentos também, selecione 2/3 militares e os acompanhe durante alguns dias, assim você conseguirá observá-los e ver quais os pontos negativos e positivos, depois, só trabalhar isso com eles.

✓ Presença e proatividade:

Sabemos que quanto mais você sobe na hierarquia, mais próximo fica da Sala de Estado, e particulamente é um lugar horrível para se ficar, nela você relaxa e ''mofa'. Tente sempre pensar em algo para fazer e não ficar parado, leve um subordinado para conversar, tente bolar alguma atividade para os policiais que está acompanhando, veja se pode aplicar alguma atividade no corredor, se mostre proativo. Claro que terá dias que estará cansado, somos seres humanos, precisamos parar um pouco, então conheça o seu limite. É muito importante também que você saiba administrar bem o seu tempo, conseguir manter uma boa presença no batalhão e fazer as suas tarefas sem que se prejudique, e claro, separar um tempo livre para você.

✓ Visão administrativa:

Visão administrativa é algo muito importante atualmente, saber observar e identificar um problema, assim como pensar e criar uma solução para essa problemática.

Para aprimorar a sua visão administrativa é mais fácil do que você imagina, primeiro você precisa identificar um problema, erro ou falha na PSP, depois você precisa se questionar sobre o erro encontrado, por exemplo: ''O quanto esse erro impacta e afeta a instituição?'', ''Quais soluções podem existir para melhorar isso?'', sempre se questione sobre o erro encontrado, após isso, pense na melhor solução para o seu projeto. É muito comum uma proposta não ser aprovada, mas não se deixe abalar por isso, a perfeição vem com a prática.

Existem várias outras características, mas para avançarmos com a apostila, irei citar somente essas. Dúvidas podem me consultar.

III - Como se adaptar ao CDO

A adaptação de uma promoção varia de pessoa para pessoa, particulamente a adaptação mais difícil é na patente de aspirante a oficial e de tenente, como aspirante você está no topo do Corpo de Praças e ao mesmo tempo precisa se preparar e se destacar para subir ao Corpo de Oficiais. Como tenente, você é a primeira patente do CDO, precisa se acostumar com isso, novas responsabilidades, cada vez que você vai progredindo na hierarquia, você precisa fazer tudo de forma duplicada, ter mais presença, ser mais atencioso e prestativo, ser melhor sempre. Não tente fazer tudo que está planejando no primeiro dia na nova patente, vá devagar, veja como é seu desempenho no batalhão com a nova farda, sua relação com os seus subordinados e como você se comporta, depois que se adaptar a tudo isso, comece o seu serviço de verdade.

IV - Como ter uma carreira de sucesso

Para ter uma carreira de sucesso você precisa planejar ela, não apenas iniciar de soldado e ver até onde você chega, uma hora ou outra você vai se desmotivar por não ter objetivos, sempre tenha algum objetivo em mente para não ficar desanimado, e como consequência se desligar/reformar, pode acreditar que o desânimo é um dos maiores motivos para a saída de policiais, portanto, planeja a sua carreira!

O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente as atividades que devem ser desempenhadas, além de quais objetivos serão alcançados, visando dar condições para que o indivíduo se organize a partir de determinadas análises a respeito da realidade atual e futura que se pretende alcançar. Abaixo estão alguns passos para ter um bom planejamento de carreira.

Primeiro passo: estabeleça metas.

Vamos imaginar que você acabou de entrar na PSP, sua primeira meta é se tornar um oficial, uma meta que é difícil e de longo prazo, e que você precisará de experiência para alcançá-la, então, o primeiro passo é estabelecer metas reais e de curto prazo, dessa forma você conseguirá experiência para que assim, chegue ao seu objetivo maior.

Segundo passo: cumpra essas metas.

Certo, aqui você já tem a sua meta de curto prazo, vamos supor que seja de chegar em aspirante a oficial e concluir o CFO, após concluir essas metas, você irá focar na meta de longo prazo, que é se tornar um oficial. Nada vai acontecer de repente, você precisa correr atrás do que você deseja, de seus objetivos. No meio do caminho, possivelmente terão coisas que tentarão te impedir, te jogar para baixo, não se abale por isso, fique de cabeça erguida e forte até concluir os seus objetivos.

Terceiro passo: após concluir suas metas, estabeleça novas.

Como eu falei, você nunca pode deixar de ter objetivos em mente para não se desanimar, se você já concluiu a sua meta de curto prazo de ser aspirante a oficial com o CFO completo, e concluiu a meta de longo prazo de ser um oficial, faça novos, sempre crie novos objetivos para nunca parar, você também pode criar objetivos envolvendo as suas metas antigas, por exemplo: me tornei um oficial, o que eu quero agora? Ser o melhor oficial que essa instituição já viu, por onde eu começo? Como devo fazer? São coisas que você precisa planejar com perfeição.

V - Como fazer a sua função corretamente

Você precisa sempre se certificar que a sua função está sendo feita de forma correta, busque saber com superiores o que eles costumavam a fazer quando estavam na sua patente, tente também consultar seus companheiros sobre isso, pesquise no fórum, temos várias apostilas de dicas e ajudas, após isso, faça uma avaliação de você mesmo, assim conseguirá tirar suas próprias conclusões. Abaixo irei colocar a função de tenente a coronel, segundo a apostila de dicas e ajudas do sub-fórum do Corpo de Oficiais.

Conclusão

Aqui encerramos essa apostila, espero muito ter ajudado você! Saiba que sempre estarei a disposição caso queira me procurar.


https://arquivospsp.forumeiros.com

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos